Atualmente, chama atenção a fragilidade do consumidor idoso em relação à contratação do empréstimo consignado. A facilidade da oferta e obtenção de crédito tem levado muitos idosos a contratar esse tipo de serviço e, muitas vezes, essa contratação é marcada por violações de direitos básicos, deixando de considerar as limitações específicas desse grupo de consumidores. Desta forma, este trabalho tem como objetivo analisar a vulnerabilidade da pessoa idosa no que se refere à contratação de empréstimo consignado, levando em conta os dados fornecidos das reclamações registradas no Núcleo de Atendimento do PROCON de Dianópolis/TO, nos anos de 2017, 2018 e 2019. Para tanto, foi necessário lançar mão da compilação bibliográfica, levantamento e organização de dados, o que permitiu realizar a análise dos fatos, confrontando a visão teórica com o contexto em que foi feita a investigação. Neste sentido, se justifica o presente estudo, visando agregar conhecimento no meio acadêmico e, também, como informativo para a população em geral, em especial, às pessoas idosas. Como resultado, percebe-se que é crescente o número de reclamações a respeito de empréstimos consignados, sobretudo, a maioria feita por consumidores idosos, o que comprova a vulnerabilidade potencializada desse grupo frente à oferta do crédito.